Audacity, uma ferramenta poderosa para editar arquivos de áudio

quarta-feira, 20 de julho de 2011 · 0 Comente Aqui


Audacity é um popular programa de código aberto que permite que você edite seus arquivos de áudio sem grandes complicações. Totalmente gratuito, ele reconhece os principais formatos atuais, como WAV, AIFF, MP3 e OGG Vorbis.
O que mais chama atenção do Audacity são a quantidade de recursos que ele oferece. As principais serão listadas abaixo:

Gravação

Audacity permite a gravação de sons através de um microfone ou mixer. Também é uma ótima solução para digitalizar áudio de fitas cassete, discos de vinil ou ainda minidiscs. Também é compatível com a tecnologia que algumas placas de som oferecem de gravar sons de streaming.
  • Permite a criação de dublagem de faixas sobre outras já existentes, permitindo a criação de projetos multi-faixas;
  • Compatível com até 16 canais de áudio ao mesmo tempo;
  • Exibe medidores do nível do volume antes, durante e depois da gravação. Tudo isso em tempo real.
Audacity

Importar e Exportar

Audacity é compatível com uma vasta variedade de formatos de áudio. Com ele você poderá importar arquivos de som, editá-los e ainda combiná-los para criar músicas completamente novas.
  • Permite importar e exportar arquivos do tipo WAV, AIFF, AU e OGG Vorbis;
  • Permite importar arquivos do formato MPEG (mp2 e mp3) com o libmad;
  • Permite exportar arquivos MP3s através do LAME encoder;
  • Cria arquivos WAVE ou AIFF prontos para serem enviados para o seu gravador de CD;
  • Reconhece arquivos de som sem formatação com o comando “Importar dados não-formatados”;
  • Não é compatível com tecnologias proprietárias como WMA e AAC.

Edição

Apesar de possuir uma interface simples, o Audacity conta com funções avançadas de edição de áudio.
  • Edição com suporte a Copiar, Cortar, Colar ou Apagar a área selecionada;
  • Possibilidade de desfazer ilimitadamente qualquer passo na edição;
  • Controle de volume de forma suave através das ferramentas de envelope;
  • A ferramenta de Desenho possibilita a alteração individual dos pontos de amostra.

Efeitos

De uma maneira muito profissional, você poderá usar o Audacity para produzir os seguintes efeitos em seus arquivos de áudio:
  • Alteração no timbre da gravação sem necessariamente alterar o tempo. O inverso também é possível;
  • Remoção de sons de estática, cliques e estalos do som de fundo (background);
  • Alteração de frequências com efeitos como Equalização, filtro FFT e Reforço de Graves;
  • Ajuste do volume com os efeitos Compressor, Amplificar e Normalizar;
  • Alguns outros efeitos incluídos no programa: eco, phaser, wahwah e inverter.
Audacity

Qualidade do Som

  • Permite a gravação e edição de áudio com amostras em 16-bit, 24-bit e 32-bit (ponto flutuante);
  • Gravação de áudio em até 96 KHz;
  • Um algoritmo de alta qualidade transforma as taxas de amostragem e formatação;
  • Permite a mesclagem de faixas de áudio em diferentes formatos e taxas. A conversão é em tempo real.
Audacity

Plug-Ins

Outra vantagem do Audacity diante dos seus concorrentes é a possibilidade de instalar plug-ins. Com ele você poderá adicionar novos efeitos como LADSPA e VST. Alguns plug-ins de exemplo feitos por Steve Harris já acompanham o software.

Como criar músicas sem saber cantar e sem ter nenhum trabalho

domingo, 17 de julho de 2011 · 0 Comente Aqui


Já viu por aí aqueles vídeos que fazem música com diálogos utilizando o Auto Tune? O esquema do Songify é parecido: basta apertar o botão, falar à vontade, escolher uma base e se divertir. E o melhor: de graça! Com ele você pode falar, cantar ou emitir qualquer ruído e transformar isso em uma música de até 60 segundos.
Songify (Foto: Divulgação)Songify (Foto: Divulgação)
Songify é integrado com uma rede social própria onde você pode conferir faixas gravadas por usuários do mundo inteiro. Basta clicar no terceiro ícone da tela inicial, o "W", para conferir as gravações mais bem rankeadas e as mais recentes. E você também pode compartilhar suas músicas via e-mail, Facebook e Twitter.
Songify transforma tudo que você falar em música e já vem com algumas bases incluídas - e você pode comprar mais, se desejar. Basta ter um iPhone, iPad ou iTouch (que possua microfone) para começar a brincar com ele.
Para quem não sabe, o app foi criado pelos Gregory Brothers, um grupo talentoso que realmente sabe cantar, mas que ficou famoso por sua criação de vídeos virais hilários originados de simples entrevistas de TV (o primeiro deles foi o Bed Intruder).
Passo 1. Faça o download do Songify;
Passo 2. Na tela inicial, clique no círculo para começar a gravar. Fale o que você quiser: você tem 60 segundos para falar a vontade;
Passo 3. Ao terminar, clique novamente no círculo. O app mixará sua voz com a faixa e tocará a música logo em seguida;
Passo 4. Para trocar a base, clique em "Re-Songify", botão localizado no canto superior direito;
Passo 5. Na tela "Styles", escolha na lista uma nova base para a sua música e clique no botão azul "Go", localizado no canto superior direito;
Passo 6. Gostou do resultado? Basta clicar no quarto ícone do menu inferior para salvar e divulgar para os seus amigos.

Gom Player - Resolva problemas de incompatibilidade com este player gratuito

sábado, 9 de julho de 2011 · 0 Comente Aqui


Codecs, legendas, formatos de vídeo… Existem dezenas de problemas que podem tornar o seu player incompatível com um arquivo de vídeo. Se preocupar em resolver todos eles pode ser estressante e consumir horas, até que você ache a configuração perfeita.
Gom Player existe justamente para acabar com esse tipo de contratempo. Esse player é compatível com a maioria de formatos de vídeos e de áudio, possui suporte nativo de sincronização de legenda com a imagem do vídeo, pode ser personalizado com skins e não necessita de codecs para funcionar.
GOM Player

COMPATIBILIDADE COM CODECS

Para evitar que você tenha que fazer download de codecs adicionais, o Gom Player reconhece nativamente arquivos de vídeos codificados com os seguintes formatos:
  • XviD
  • DivX
  • FLV1
  • AC3
  • OGG
  • MP4
  • H263
  • H264
Caso você se depare com um vídeo codificado com outro codec, o GOM Player irá procurar automaticamente na internet uma solução para que você não fique na mão.

REPRODUZA ARQUIVOS AVI INCOMPLETOS

GOM Player possui uma tecnologia que permite que você reproduza arquivos .avi que ainda não foram completamente baixados da internet. Essa ferramenta é especialmente útil para que você possa verificar se o que você está baixando é real ou não.

LEGENDAS

Outra característica interessante do GOM Player é o suporte nativo de legendas. Basta colocar a legenda .SRT, com o mesmo nome e na mesma pasta do arquivo de vídeo. Com isso o programa irá legendar o seu vídeo automaticamente.

Aupeo - Música sem muita frescura na internet

quarta-feira, 6 de julho de 2011 · 0 Comente Aqui


Música sem muita frescura na internet


Quase como um sintonizador de rádio virtual, o Aupeo é o mais indicado para quem quer só ouvir músicas de um determinado estilo, sem perder tempo com a criação de playlists. Basta usar a busca para procurar um artista e o site começa a tocar as faixas tanto do nome buscado quando de músicos com o mesmo estilo. Fácil de usar, permite o registro com o login do Facebook e amar ou banir a faixa que está sendo tocada. Assim, o site aprende seu gosto e executa apenas músicas relacionadas com o perfil. Entre os pontos negativos estão o fato de o site ser todo em inglês e ter um catálogo limitado de músicas nacionais. 

Desescute - Ouça outros hits para esquecer músicas chatas

domingo, 3 de julho de 2011 · 0 Comente Aqui


Passou na rua e escutou uma música que não sai mais da sua cabeça? Então, é hora de usar a tecnologia a seu favor. O Desescute veio pra isso: livrar as pessoas das músicas-chiclete que teimam em continuar tocando na sua cabeça aquela melodia chata que, quase sempre, não faz parte do seu gosto musical.
O programa é a versão brasileira para o programa Unhear It, ambos rodam online e aplicam o efeito que pode tirar a música grudenta da cabeça, colocando outra mais grudenta ainda. E aí, vai tentar o risco?

Escolha o seu som

DesescuteSe você disse sim, agora é hora de entrar no Desescute e escolher uma das músicas do repertório amplo do programa. Lá estão os hits dos anos 80 e 90, que ganharam popularidade na voz de Netinho da Bahia, e outros sons clássicos que tocaram no seriado Friends. Músicas como Be Happy, Don’t Worry também estão na lista.
Para desgrudar de vez uma música da cabeça é bem simples. Assim que entrar no programa, uma música bem chata começa a tocar, aí é só clicar em “+ 1 pílula” para que outra música comece a rodar para tirar a primeira da sua memória.
Desescute é sincronizado com o banco de música do Grooveshark. Portanto, o repertório é bem vasto. A desvantagem é se submeter aos servidores do tocador online. Caso algum problema de execução aconteça no Grooveshark, automaticamente o Desescute também sofrerá problemas.
O programa também não permite controle de execução de player, como: parar, avançar e retroceder.

Aprenda a nivelar o volume de suas músicas

sábado, 2 de julho de 2011 · 0 Comente Aqui


Como atualmente podemos obter músicas digitais de diversas fontes distintas - como sites, programas de peer-to-peer e rip de CDs - é bem provável que o volume entre as músicas varie, principalmente entre discos ou artistas diferentes. Com recursos de reprodução aleatória (o famoso shuffle), isso é acentuado, pois a música que vem em seguida provavelmente será de um artista ou de um disco diferente, obtida de uma outra fonte.
O resultado disso pode ser incômodo, ou até mesmo constrangedor. Se você está ouvindo a música sozinho, com fones de ouvido ou não, terá que ficar ajustando o volume, que ficará muito alto ou muito baixo quando a faixa é mudada. Se for em uma festa, poderá assustar todos os seus convidados quando passar de uma música com "ganho" baixo para uma com "ganho" mais alto.
Mas, como nivelar o ganho de sua coleção de músicas digitais, para evitar esse tipo de situação? É muito fácil, você apenas irá precisar do software MP3Gain.
Passo 1. Faça o download gratuito do MP3Gain ;
Passo 2. Instale o software em seu computador;
MP3Gain (Foto: Reprodução)MP3Gain (Foto: Reprodução)
Passo 3. Após instalado, abra o MP3Gain. Na tela inicial, você encontrará a opção “Volume normal pretendido”. Essa será a quantidade de decibéis que o programa buscará ajustar para suas músicas.
Vale informar que, com ganhos acima dos 96 decibéis, o áudio começa a distorcer, prejudicando sua qualidade. Portanto, sempre informe um valor menor que 100 dB. Os 89,0 dB padrão do programa já são ideais.
Passo 4. Pelos botões “Adicionar Arquivo(s)” e “Adicionar Pasta”, você poderá selecionar os arquivos de música que deseja nivelar, ou pastas contendo esses arquivos. Pode-se selecionar quantos arquivos desejar. Usando o botão “Adicionar Pasta”, se for selecionada uma pasta contendo várias subpastas, os arquivos dentro dessas subpastas também serão adicionados;
MP3Gain (Foto: Reprodução)MP3Gain (Foto: Reprodução)
Passo 5. Clique no botão “Análise Álbum”. O MP3Gain irá analisar todas as músicas adicionadas para verificar qual o ganho atual delas e saber quais delas será necessário nivelar. Após concluída a análise, você verá na coluna “Ganho Rádio” quantos decibéis serão colocados ou retirados de cada faixa para ajustá-las para nível desejado;
Passo 6. Clicando no botão “Ganho Rádio”, o MP3Gain iniciará o ajuste do ganho de cada faixa. Depois de concluída a operação, as músicas ajustadas estarão no mesmo volume.
Observação: Note que, após a nivelação do ganho, nem todas as músicas estarão exatamente com a coluna “Volume” com o mesmo valor, que variará em algumas casas decimais. Não se preocupe. Isso ocorre porque, segundo a ajuda do MP3Gain, o ouvido humano não é capaz de perceber variações de até 1 decibel entre as músicas. Portanto, você nem notará essa diferença.

Blog Widget by LinkWithin

Total de visualizações de página

Contador

Notícias

Pesquisar este blog

Seguidores






Tem tradução

Assine o Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Sobre o blog

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.Prestigie seu artista ou empresa favorita.
Se gostou do que puxou, compre!