Os 10 fones de ouvido mais bizarros já criados

domingo, 25 de setembro de 2011 · 0 Comente Aqui


A revolução digital tornou acessível e portátil grande parte da produção musical que nossos pais, avós e bisavós guardavam religiosamente em discos de vinil, fitas k7 e CDs. Hoje, das lojas virtuais aos players cada vez menores e mais completos, a trajetória do próximo hit ou do clássico atemporal há muito já abandonou a exclusividade do sistema de som de alta fidelidade da sala-de-estar.
A música está em nossas mãos, na internet e, claro, em nossas cabeças, graças aos estilosos fones de ouvido. Obviamente, nem sempre os designers de produto parecem acertar. Que tal conhecer o Top 10 dos fones mais loucos, bizarros e fora da realidade que você jamais viu?
10 - Hendekagram
Hendekagram (Foto: Divulgação)Hendekagram (Foto: Divulgação)
Fones inspirados no clip Thriller, do Michael Jackson (Foto: Divulgação)Fones inspirados no clip Thriller, do Michael Jackson
(Foto: Divulgação)
Criado pelo estúdio qed design, este é um jeito curioso de voltar no tempo. OHendekagram (acima) funciona como um amplificador dos seus fones de ouvido, utilizando apenas a capacidade acústica do formato gramophone, sem eletricidade. O aparelho danha pontos pelo lado inusitado de seu projeto, e perde muitos outros pela absoluta falta de senso prático!
9 - From the grave...
Esse (ao lado) ganhou o concurso de design da Nokia. O fone tem elementos clássicos do clipe musical mais famoso de todos os tempos, com as tumbas, zumbis, e o lobisomem no qual Michael Jackson se transforma. Foi criado pelo designer inglês Johnny Lighthands. Se comprá-lo, não use em público, ou perto do George Romero.
Fones Steampunk (Foto: Divulgação)Fones Steampunk (Foto: Divulgação)
8 - Liga extraordinária
Esse é, na verdade, um conceito criado a partir de peças de relógios de pulso com detalhes em couro e borracha. É totalmente ergonômico e confortável, apesar do visual eletromecânico. E sim, segue a cartilha do estilo steampunk, para os fãs do gênero.
7 - Ultrasone Edition 10
Definido pela fabricante Ultrasone como a melhor combinação entre tecnologia e luxo, o Editon 10 (abaixo) é exagerado em vários aspectos: pra começar, é feito à mão através de madeira selecionada, metal de primeira linha e couros etíopes, os mais macios do mundo. A tecnologia de som é proprietária do fabricante e permite alcançar a melhor qualidade e fidelidade possíveis! O suporte completa o jogo que pode ser adquirido pela bagatela de US$ 2.500! Entendeu a bizarrice?
Ultrasone Edition 10 (Foto: Divulgação)Ultrasone Edition 10 (Foto: Divulgação)
6 - Lego´n´Roll
Um fã dos blocos de montar mais queridos do mundo decidiu que já era hora de unir suas paixões e criou, à mão, este exemplar no mínimo curioso. A qualidade do som ficou um pouco prejudicada, em função dos espaços entre as peças, e deve ser mantido longe do alcance das crianças.
Fones de Lego (Foto: Divulgação)Fones de Lego (Foto: Divulgação)
5 - Bambi
Então... o que dizer, né? Criado pela Castor Design, é um produto comercializado no Canadá. Os chifres são reais, mas nenhum cervo foi ferido na confecção desta matéria.
Fones com chifre de veado? (Foto: Divulgação)Fones com chifre de cervo? (Foto: Divulgação)
4 - Cera de ouvido? Que nada...
A ideia aqui é causar algum desconforto, não em quem usa, mas em quem está ao seu lado no metrô. Que tal dar de cara com alguém que deixa brotar um sushi das orelhas? Pois é... essa é sensação que parece buscar a fabricante Solide Alliance com sua linha de fones “Crazy Earphones” (abaixo). São vários modelos que trazem cogumelos, parafusos, e até mesmo uma mini-orelha mutante como objetos decorativos.
Crazy Earphones (Foto: Divulgação)Crazy Earphones (Foto: Divulgação)
Earmuff Headphone (Foto: Divulgação)Earmuff Headphone (Foto: Divulgação)
3 - Princesa Leia Ohana.
Dá para confundir o Earmuff Headphone (ao lado) com quase tudo. De princesas intergaláticas à atrizes dotadas de intensa flora corporal. Só não dá para esperar um bom som do bichinho. Aconselha-se não alimentá-lo após a meia-noite.
2 - Prêmio pelo conjunto da obra
Você está diante de uma foto famosa, presente em 80% dos sites dedicados a equipamentos sonoros. Ela representa o espírito de uma época onde o Jecklin Float (este é o nome do brinquedo) era um sonho de consumo que... NOT! Desde o início foi um mico tremendo. Se liga na pose dos usuários.
Jecklin Float (Foto: Divulgação)Jecklin Float (Foto: Divulgação)
Sennheiser Surrounder (Foto: Divulgação)Sennheiser Surrounder (Foto: Divulgação)
1 - Sennheiser Surrounder: em um ombro perto de você.
Segundo o manual do fabricante, o Surrounder cria uma sala virtual ao redor de sua cabeça, com incríveis simulações de som 3D. Deve criar também um clarão ao seu redor. Vergonha alheia pura! E ainda abre uma nova questão: é um fone de ouvido ou um fone de ombros?

 
Gostou da nossa lista? Achou algum outro fone exótico que não esteja nesta lista? Teria coragem de usar algum desses? Compartilhe conosco nos comentários!

Usando seu computador como estúdio de produção musical

sábado, 3 de setembro de 2011 · 0 Comente Aqui


Com a dose certa de talento, equipamentos e disposição para aprender programas novos, seu computador pode fazer de você um produtor musical de primeira.
A tecnologia VSTi (Virtual Studio Technology Instrument - Formato para instrumentos virtuais que rodam sobre a plataforma VST) permitiu que sons sampleados e efeitos profissionais de estúdio chegassem às mãos de cidadãos comuns com preços bastante competitivos. Mas existem alguns segredos que você precisa aprender antes para sua futura carreira de sucesso decolar. Vamos do início, maestro!
Placa de som: sem ela, você perde o compasso.
Um dos principais requisitos para a produção de música no micro é a escolha correta da placa de som. No mercado, computadores “de marca”, em sua maioria, costumam ser equipados com a placa de som "on-board”, ou seja, embutida na placa-mãe.
Neste tipo de configuração temos recursos básicos para reprodução sonora - ou seja: o som é reproduzido de forma mais “chapada”, sem todas as nuances que você precisa para criar uma música de qualidade.
Se você parar para pensar, é o mesmo raciocínio aplicado ao vídeo. Quando você quer ter melhor definição de vídeo e rapidez nos gráficos, o que você faz? Utiliza uma placa de vídeo “off-board”, certo? Esse tipo de placa também é conhecida como "dedicada".
As placas de som off-board podem ser instaladas dentro do gabinete ou até mesmo ter um case externo, em modelos como a M-Audio, muito utilizados por produtores profissionais. (Foto: Divulgação)As placas de som off-board podem ser instaladas dentro do gabinete ou até mesmo ter um case externo, em modelos como a M-Audio, muito utilizados por produtores profissionais. (Foto: Divulgação)
Outro fator importante à favor da placa dedicada é que ela oferece diversas conexões para saída de áudio, enquanto uma placa on-board, em geral, possui apenas uma saída estéreo do tipo P2 (aquele plugue pequeno, muito utilizado em fones de ouvido).
M-Audio é uma das principais fabricantes deste tipo de placa, e entre vários modelos, alguns vão direto ao ponto: tem apenas as entradas básicas (mais usadas) e saídas USB que garantem compatibilidade com a maioria dos micros.
O uso deste tipo de equipamento não é opcional. Isso porque, ao montar um sistema de VSTi em casa, você precisa fugir da latência a todo custo. No mundo da produção musical, este termo é empregado quando o equipamento cria um pequeno intervalo entre a nota tocada e sua reprodução pelo sistema. Acredite: quando você mixar 30 pistas de áudio, isso vai fazer uma diferença danada, e nada vai ficar sincronizado e no ritmo!
Memória RAM: para não parar no meio do solo de guitarra que você tanto curte.
Um arquivo de áudio digital é, na verdade, composto por um grupo de bits sendo disparados em sequência pelo computador. Caso a memória RAM de sua máquina não possua espaço disponível suficiente, o som pode engasgar.
Isso porque a memória RAM faz o armazenamento temporário dos bits - não só do que você está ouvindo, como também o de todos os aplicativos que estão abertos.
Para não correr o risco de a música travar ou pular alguns segundos em seu solo preferido, uma boa dica é caprichar na memória RAM. Mas fique tranquilo, a maioria das máquinas comercializadas hoje já saem das lojas com pelo menos 2GB, o que já é suficiente. Se você quiser dar um toque extra de performance, adquira uma configuração com 4GB ou mais.
A série StudioPhile oferece soluções compactas sem sacrificar a qualidade (Foto: Reprodução)A série StudioPhile oferece soluções compactas sem sacrificar a qualidade (Foto: Reprodução)
Monitores: em alto e bom som
Pois é, não estamos falando da tela do seu computador. Quem já visitou um estúdio de gravação sabe que se dá o nome de "monitor" ao que nós, leigos, chamamos de “caixa de som”. Não vou nem perder tempo explicando que o seu kit multimídia não foi feito para isso, ok?
A boa notícia é que um monitor pode ser tanto uma caixa semiprofissional quanto um headphone dos bons. Vai depender do seu orçamento.
Se você curtir caixas de som, a M-Audio tem modelos como o StudioPhile AV20 (acima, o AV30), de baixa potência e custo, mas bastante indicado para estúdios caseiros. E se você não quer realmente que sua criação vaze para os ouvindos de possíveis críticos (ou pais, esposa e vizinhos), um bom heaphone – de preferência com reforço de graves e anulação de ruídos externos - pode resolver o seu problema. Modelos como os da SennheiserKoss e Sonyestão neste time.
Controladores: o poder está em suas mãos

Damos o nome de controlador aos dispositivos que comandam os programas de edição de música. Existem modelos de todos os tamanhos e tipos, como os de teclado, com cinco oitavas e teclas que simulam o peso de uma tecla de piano, ou tecladinhos diminutos, com pouco mais de 20 teclas, o que dá uma oitava e meia mais ou menos.
Há também modelos no estilo Pad, ideal para criar músicas com pedaços de canções, ou criar batidas e ritmos diferentes. Outros, ainda, são até parecidos com uma mesa de som, ideais para manipular os potenciômetros de efeitos e volumes de cada trilha nos aplicativos de gravação.
Com a ajuda deles, fica muito mais fácil dar um “colorido” às frases musicais que você vai compor. Se você não acredita, tente criar o próximo TOP100 da BillBoard usando seu teclado QWERTY e um Mouse! Nem Bjork encararia essa!
Uma linha de controladores bem interessante é a nanoSERIES da Korg, tradicional fabricante de worksations e sintetizadores. O diferencial está na variedade dos modelos, que podem ser teclados, pads e pequenas mesas de estúdio, com todos os controles fundamentais prontos para ir com você para qualquer lugar.
Controladores são pequenos teclados, pads ou mesas para adicionar realismo às interfaces que rodam na tela do seu computador. (Foto: Divulgação)Controladores são pequenos teclados, pads ou mesas para adicionar realismo às interfaces que rodam na tela do seu computador. (Foto: Divulgação)
Programas para criar seu som
Todos esses equipamentos são fundamentais, mas não são as únicas ferramentas que você precisa para transformar seu computador em uma produtora de boa música. Na verdade, nada disso vai valer a pena se você não escolher programas que funcionem como amplificadores de sua criatividade.
Uma boa escolha é o Reason, da Propellerheads. Este pequeno programinha é um sistema completo de produção musical, indo até mesmo além do conceito de VSTi.
Em sua versão 6 (que deve ser liberada em sua versão estável em setembro), o aplicativo  traz novos racks de efeitos e até mesmo suporte para gravação de áudio externo, como vocais.
Seu grande barato é simular na interface um estúdio real, inclusive com a passagem de cabos, sliders e knobs como em equipamentos profissionais. É uma experiência maravilhosa poder operar todos os racks e controles (a nova versão conta com três novos racks para efeitos super bacanas) em tempo real, como se você estivesse dentro do estúdio.
Confira:

Reaper desponta como uma versão mais barata e que está ganhando cada vez mais o mercado profissional, sendo adotado por vários estúdios e amantes da música em geral. Além de diferenciais técnicos, o aplicativo inovou também na forma como é comercializado. Sua versão demo não tem limitação nenhuma e, na versão registrada, o preço é definido por quanto você ganha com a música. Para profissionais independentes, experimentadores e instituições de ensino, a licença completa sai por US$ 40.

Reaper inovou no meio de comercialização. Os músicos amadores pagam mais barato! (Foto: Divulgação)Reaper inovou no meio de comercialização. Os músicos amadores pagam mais barato! (Foto: Divulgação)
Para fechar, conheça Ronald Jenkees
Uma vez equipado com o setup inicial, o resto é com você. A internet trouxe a possibilidade de criação sem limites, além de poder compartilhar suas obras com comunidades de músicos ao redor do mundo. E mesmo se você não souber tocar ou mexer nos programas, basta acessar o YouTube e ver alguns dos milhões de vídeos ensinando sobre o assunto.
Foi o que fez, por exemplo o produtor americano Ronald Jenkees. Sem formação tradicional em música (na verdade é um técnico em sistemas de segurança), e sem sair de seu quarto, apenas se comunicando com os seus seguidores e leitores, Jenkees criou uma comunidade de fãs, gravou CDs e, claro, revelou seu talento ao mundo.
Confira um pouco do processo criativo do artista:
.

Blog Widget by LinkWithin

Total de visualizações de página

Contador

Notícias

Pesquisar este blog

Seguidores






Tem tradução

Assine o Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Sobre o blog

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.Prestigie seu artista ou empresa favorita.
Se gostou do que puxou, compre!