Quando éramos gigantes!

sexta-feira, 4 de abril de 2008 ·

Gus Buzzetti

Nasci colorado. Minha lembrança mais antiga é de estar dentro do Fusca vermelho do meu irmão comemorando o bi-campeonato brasileiro. Na época eu tinha 3 anos. Não lembro de nenhum jogo, de nenhum lance, de nenhuma imagem. Mas lembro do espírito inflamado de toda a família e da felicidade de meu pai. O tempo foi passando e em 1979 outra vez campeão. Lembro da comemoração, da Av. Ipiranga lotada, das bandeiras vermelhas e de um sentimento que fazia o coração ficar pequeno para tanta alegria. Mas não lembro de nenhum lance, de nenhum jogo. Depois a longa espera. E durante essa espera eu escutava de meu pai e meus irmãos mais velhos histórias sobre gigantes. Sobre jogadores que sob o manto rubro fizeram o planeta tremer. Histórias de Figueroa, o gol iluminado em 1975. Um gigante acima dos zagueiros cruzeirenses. Assim como gigantes foram Dario e Valdomiro, contra o Corinthians em 76. E o que dizer das coisas que escutei, sobre quem talvez tenha sido o maior entre todos esses gigantes, ele que chegou a ser rei em terras distantes. Falcão. O maior dos gigantes. O gigante de 79. No entanto, esses eram gigantes que não vi jogar. Não ao vivo, no campo. São gigantes que existem apenas nas imagens que criei a partir dos relatos dos mais velhos. Relatos que umedeciam seus olhares e que apertavam as suas gargantas. Relatos de quando éramos gigantes. E assim seguimos. Anos amargando o olhar superior de nossos adversários, o nariz em pé e os deboches. Mesmo assim continuávamos colorados, cada vez mais. Nada vai nos separar. Então chega 2006. Chega a Copa Libertadores da América. Chega o dia 16 de agosto. Naquele dia pude constatar com meus próprios olhos o que meu pai sempre havia me falado. Naquela tarde fria, ainda na fila esperando para entrar no Beira-Rio, comecei a entender o que era ser um gigante. Ser um gigante é ser colorado, é ser 100% entrega e doação. É ser Clemer, ser Ceará, ser Índio, Bolivar , Eller e Jorge Wagner. É ser Edinho, tão contestado, tão importante. Um gigante é ser Tinga e Alex. É ser Sobis. Menino. Vermelho no olhar. Coração na chuteira. É ser Fernandão, Capitão América, gigante maior. Ser gigante é ser cada um dos presentes naquele estádio. Seja pulando e cantando nas arquibancadas, seja em espírito, de longe, pelo radinho, pela TV ou em pensamento. Ser gigante é soltar um grito que ecoou noite adentro e ainda hoje ecoa pelos 4 cantos do mundo. Ser gigante é ter gravado permanentemente na memória cada um dos momentos daquele dia. Poder fechar os olhos e ver em camera lenta cada movimento do jogo. Ver a bola escapar das mãos de Ceni e nosso capitão empurrá-la para dentro do gol. É ver mais uma vez Fernandão usar a cabeça e deixar Tinga, símbolo, fazer a alegria de uma naçãoo em vermelho e branco. É ver que é a vez de Clemer se mostrar gigante e crescer na frente dos atacantes adversários. É ver Sobis, como menino que ainda é, correr com a bandeira gigante do clube ao redor do campo. Não me contaram essa história. Essa eu vi. Nessa eu fiz parte dos gigantes. E foi ali, sentado no cimento do Gigante da Beira-Rio que entendi, por completo o que significava, quando meu pai dizia que éramos gigantes. Éramos gigantes porque o sentimento que nos une é maior, a causa pela qual lutamos é maior. O clube pelo qual torcemos é maior. Hoje entendo que o nariz em pé de meus adversários não era arrogância, mas sim a tentativa de olhar um gigante nos olhos.

Texto extraído do livro Histórias Coloradas

0 Comente Aqui:

Blog Widget by LinkWithin

Total de visualizações de página

Contador

Notícias

Pesquisar este blog

Seguidores






Tem tradução

Assine o Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Sobre o blog

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.Prestigie seu artista ou empresa favorita.
Se gostou do que puxou, compre!