Gravação estéreo

terça-feira, 20 de outubro de 2009 ·

Muitos iniciantes no ramo da gravação não sabem o porque e como fazer a gravação estéreo, eu também não sabia é claro. O estéreo é que da vida a música.

Para obter um som estéreo necessita-se pelomenos de duas caixas de som, por exemplo, as do seu computador, ou os fones de ouvido com lado "R", "L" Direito e esquerdo para se ter uma referência.


Vou começar como exempo com um som de guitarra, ela é gravada duas vezes na mesma música com o mesmo ritmo, só que depois utizando o "PAN", colocamos a primeira gravação da guitarra para rodar no Lado R e a segunda gravação no Lado L.

O som fica muito bom, pois nunca o guitarrista vai conseguir tocar idêntico as duas vezes. O efeito que se ouve enquanto os sons da guitarra estão tocando é de atraso e adiantamento uma contra a outra, formando assim um efeito muito bonito.

Os back vocais também podem ser distribuídos um para cada lado e até um para os dois lados deixando assim o PAN no meio na hora de editar a gravação.

Os tons da bateria são gravados como: Tom1 no lado R, Tom2 com o Pan no meio da regulagem e Tom3 no ladoR, o surdo pode ficar com o som igual em ambos os lados. Quando regulada assim e o som rodando parece que você está na frente da bateria, pois o efeito é que o som vai passando de uma caixa de som para a outra.

Os teclados musicais vem com uma saída estéreo já com os seus sons programados para saírem em ambos os lados R e L fazendo assim efeitos muito legais.

Uma boa música deve ser cuidadosamente dividida por canais, para parecer que estamos em um ambiente em meio à música.

Estas são somente algumas dicas, podemos utilizar efeitos diversos para produzir estéreo, mas por exemplo; A gravação da guitarra é feita como citei acima em praticamente todos os estúdios musicais.

0 Comente Aqui:

Blog Widget by LinkWithin

Total de visualizações de página

Contador

Notícias

Pesquisar este blog

Seguidores






Tem tradução

Assine o Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Sobre o blog

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.Prestigie seu artista ou empresa favorita.
Se gostou do que puxou, compre!