Como baixar músicas ‘legalmente’ pela web sem gastar nada

quinta-feira, 26 de julho de 2012 ·


Com o surgimento do MP3, a indústria da música teve que se reinventar. A ideia de livre circulação de informação afetou a forma como as pessoas lidam com o conteúdo musical. Comprar um CD original sempre foi caro e restrito. Com isso, em pouco tempo o compartilhamento tomou conta da rede, falindo gravadoras e preocupando artistas.
Download de músicas de graça pela web (Foto: Reprodução)Download de músicas de graça pela Internet (Foto:
Reprodução)
Na tentativa de garantir a sobrevivência nesse novo mundo dos downloads, surgiram lojas de música online, que vendem apenas uma faixa do CD, serviço de streaming, blogs, sites de artistas com música livre. No entanto, a facilidade da criação de bibliotecas de forma totalmente gratuita é muito grande e tentadora. Restaram apenas os verdadeiramente apaixonados por determinada banda ou cantor que se sensibilizam com a causa e acabam comprando o disco do ídolo. No mais, isso é coisa do passado.
Entretanto, com um pouco de paciência e tempo, é possível baixar músicas sem gastar nenhum centavo de forma legal.
Procure em grandes lojas online de música grátis  
Um bom lugar para começar é a loja online de Mp3 livre da Amazon. Além dela, tem também a seção grátis no iTunes. Muitas vezes, o grande problema é que nesses sites só é possível encontrar músicas de artistas alternativos que você nunca ouviu falar, mas com um tempo de buscas, também da para encontrar algumas faixas populares.
originalLoja com músicas da Amazon (Foto: Reprodução) 
Pesquise websites de artistas para upload de singles de graça e trilhas alternativas
Uma das melhores formas de baixar música de forma gratuita é encontrar sites e lojas de artistas que disponibilizam algumas singles para download. No Soundcloud, por exemplo, quase todas as músicas podem ser adquiridas de graça.
Você também pode verificar a etiqueta de música gratuita no Brandcamp, onde há uma abundância de álbuns liberados pelos artistas. Contudo, é importante prestar atenção, já que nem todas as bandas liberam o download sem que não haja uma doação.
Outro site que vale a pena conferir é o Jamendo. Além das músicas gratuitas, a sua função de rádio recém-lançada também é interessante, lá você pode escutar uma lista de reprodução por gênero e baixar as que mais gosta diretamente do tocador.
Se estiver à procura de faixas específicas, busque diretamente pelo artista ou pela gravadora. Tanto as grandes quanto as pequenas disponibilizam novas faixas sem cobrar ou a troco do seu email. Uma forma eficiente de controlar isso é configurar os alertas do Google para seu artista favorito. Por exemplo, para Chico Buarque, coloque “Chico Buarque MP3 gratuito” ou “download gratuito”. Assim, você será avisado por email quando houver algum resultado.
original (1)Site do SoundCloud tem muitos singles dos artistas, músicos e DJs para serem ouvidos ou baixados (Foto: Reprodução)
Domínio público e arquivo de músicas gratuitas
Existe muita coisa boa em domínio público, principalmente se você é fã de folk, novo clássico ou novo Jazz. Um bom lugar para começar sua busca é o “International Music Score Library Project”. O Jukebox Nacional da Biblioteca do Congresso também está cheio de canções clássicas, embora você não possa baixar todas elas.
Para uma solução muito mais fácil que inclui um bom motor de busca e curadoria, o Arquivo de Música Livre é a sua melhor aposta. Você pode navegar por gênero, artista, e muito mais.
Procure Blogs legais de MP3
Com o fim de sites como Megaupload, muitos blogs que eram refúgio para armazenamento de cópias piratas de Cds desapareceram. No entanto, existem artistas que apoiam downloads de Mp3.
Isso inclui sites como o Spinner, Last.fm, e Stereogum (há muitos para listar todos eles aqui), onde é fácil rastrear singles de artistas independentes. Você também pode procurar em vários lugares ao mesmo tempo com agregadores como o Hype Machine e Ex.fm.
original (2)Hub de músicas no Hype Machine (Foto: Reprodução)
Construir (ou expandir) sua biblioteca com serviços de Streaming
Isso pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas ainda vale a pena notar que a maioria dos principais serviços de streaming pode integrar de forma bastante simples sua biblioteca já pré-existente.
No Spotify, por exemplo, todas as músicas que você escuta são adicionadas automaticamente à sua biblioteca. Com Rdio sua coleção é essencialmente uma extensão do que você já possui e Mog usa a tag Favoritos para integrar canções em sua biblioteca. Serviços on-line não são exatamente o mesmo que ter seu próprio MP3, mas eles são uma outra maneira de estender sua biblioteca atual.

4 Comente Aqui:

ghee disse...
2 de novembro de 2012 21:27:00 BRST  

O melhor sistema de TV HD www.tvhd.com.br

thanner mont disse...
15 de janeiro de 2013 02:49:00 BRST  

Muito bom seu blog, vlw por fazer essa postagem faz tempo que estou procurando baixar musicas de graça kkkkkkkkk . Depois faz uma sobre filmes online A e também coloca umas mensagens de amor no site acho que ganharia muitas visitas! vlw

Márcio Luiz disse...
15 de janeiro de 2013 02:58:00 BRST  
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Luiz disse...
15 de janeiro de 2013 03:03:00 BRST  

Realmente vou colocar um player em meu site http://www.equipethegame.com/ , graças a você a play list vai está completa www.warface-brasil.com , vlw mesmo amigo www.arctic-combat-brasil.com

Blog Widget by LinkWithin

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Seguidores

Follow by Email






Player


Tem tradução

Contador

Assine o Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Last.FM

Teste sua velocidade

Notícias

Sobre o blog

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.Prestigie seu artista ou empresa favorita.
Se gostou do que puxou, compre!

Facebook