Removendo Vocal de Músicas - Sound Forge

quarta-feira, 11 de maio de 2011 ·


Existe um jeito de tirar o vocal das musicas já mixadas no cd, que é o método que os aparelhos de som usam, plugins, etc. usam é tirar da música tudo aquilo que é gravado com o mesmo volume em ambos os canais (esquerdo, direito). Normalmente a voz é gravada dessa maneira, mas existe exceções. Nas gravações antigas não é possível fazer pois a bateria e o baixo ficam no meio estéreo, e infelizmente quando remover o vocal, irá remover a bateria o baixo também.

Passos para retirar a voz das musicas usando o Sound Forge:

Abra a música no Sound Forge
Clique em "Process" -> "Channel Converter"
No menu "Name" (ou Preset no Sound Forge 5.0), escolha "Stereo to Stereo - Vocal Cut (remove center material)". Está no final da lista.
Clique em OK e ainda não salve a música (pode-se também dar um "preview" para ver como vai ficar ou ainda, usar este efeito em somente um trecho da música, selecionando-o).
Abra a mesma música, na versão original, onde ainda não foi adicionado o efeito citado acima, em outra janela do Sound Forge.
Equalize-a (Process -> EQ -> Graphic) de modo a tirar as freqüências médias, onde ficam os vocais. Deixe essa freqüências no zero. A intenção é deixa escapar o mínimo possível da voz do cantor, reforçando graves (baixo) e agudos, aonde a voz do cantor não chega.
Selecione a música inteira e digite CTRL+C para copiar. Volte para a janela anterior (onde você tinha aplicado o Channel Converter), digite W (para colocar o cursor no início da música) e no menu Edit, escolha "Paste Special" -> "Mix". Em "Name", escolha "Normal Mix" e clique em OK.
Veja com ficou. A voz escapa um pouco, mas fica BEM mais baixa que o original...

0 Comente Aqui:

Blog Widget by LinkWithin

Total de visualizações de página

Contador

Notícias

Pesquisar este blog

Seguidores






Tem tradução

Assine o Feed!

Coloque seu e-mail abaixo:

Delivered by FeedBurner

Sobre o blog

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo ou programas que seja de distribuição ilegal. - Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou comprá-lo apos 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.Prestigie seu artista ou empresa favorita.
Se gostou do que puxou, compre!